DESGOVERNADO
Arte de Joan Erbe
Meu amigo foi convidado para uma festa traje esporte. Por pouco, ele não despontou fardado para jogar futebol com os amigos. Apareceu de bermuda e camiseta polo. Diante dos outros homens com blazer e casaco, a impressão é que estava num baile de carnaval. Faltava apenas o colar de flores do Havaí. Não tinha como recuar e voltar atrás. O azar é que vivia uma fase solteira e não compareceu acompanhado de nenhuma mulher para evitar a gafe. A mulher é o anti-vírus dos vexames masculinos.
Levou a recomendação do convite ao pé da letra. Pé descalço da letra. Se fosse traje passeio, ele iria como se estivesse passeando: de calça jeans e tênis, condenado a suportar os colegas de terno escuro e gravata. Se fosse passeio completo, não duvido que surgiria de novo com jeans e tênis, acrescido agora de uma mochila. Um quero-quero em meio aos pinguins de smoking e gravata borboleta. Passeio completo para o homem é dormir fora de casa. Fora da casinha, na verdade.
Ouça meu comentário na manhã desta sexta-feira (27/11), na Rádio Gaúcha, programa Gaúcha Hoje, com Antonio Carlos Macedo e Jocimar Farina: